quarta-feira, 12 de março de 2008

Souza

Taí uma coisa que eu nunca vou entender. Por que o Souza é titular absoluto do Flamengo? O Flamengo tem tantos jogadores melhores disponíveis na mesma posição que ele, como Maxi, Diego Tardelli, Obina ou até Renato Augusto; ele poderia fazer muito melhor o pouco trabalho que faz o Souza. Quando ele se mexe, está impedido. Só faz gol quando alguns dos laterais, Leo Moura e Juan, fazem um dos seus cruzamentos perfeitos e deixam a bola redondinha pra ele só ter o trabalho de empurrar pra dentro do gol.

Tudo bem, o Souza não é unanimidade, mas também tá longe de ser odiado pela torcida. Então quero deixar bem claro que isso é só a minha opnião. Mas, eu procurei, procurei e não achei um bom motivo para o Souza ser tão... intocável no forte elenco do Flamengo. Ele sempre pipoca nos jogos mais difíceis, só marca gol em time pequeno ou de penalti(quando eventualmente rouba a bola do Ibson) e, por vezes, nem assim ele marca! Ainda me lembro até hoje do penalti que ele perdeu contra o Botafogo no ano passado, quando podíamos ter ganho e saímos com o empate. Eram 2 pontos que podiam nos fazer falta.

O maior argumento é que ele foi artilheiro do Brasileirão de 2006. Tudo bem, antigamente a artilharia do Brasileirão era um fato respeitável. Mas depois que o Dimba foi artilheiro em 2005, acho que a artilharia perdeu muito do seu charme, convenhamos... Aliás, parece ser mania da nossa diretoria contratar o artilheiro do campeonato brasileiro do ano anterior, como se isso fosse garantia de gols. E falando nisso, o Dimba foi artilheiro com nada mais nada menos que 31 gols. São 14 a mais que os modestos 17 do Souza. A artilharia de 2006 é a menor da era dos pontos corridos. Em 2004, Washington foi artilheiro com 34 gols. O dobro de Souza, isso sim é uma artilharia respeitável. E ainda hoje marca gols, agora pelo Fluminense. Não adianta ser artilheiro uma vez e na temporada seguinte marcar 6 gols. Artilheiro que é artilheiro faz gols sempre. Souza foi só um atacante medíocre, num time fraco (que por pouco não caiu ano passado) que deu muita sorte. O mérito de Souza é muito pouco pra vestir a camisa rubro-negra. Ou pelo menos, o banco seria um lugar mais do que justo pra ele!

Hoje, contra o Mesquita, Souza fez apenas um gol. Muito pouco para um jogo contra um time fraquíssimo e para quem quer mostrar serviço para o jogo contra o Nacional, no próximo dia 19. E ainda por cima, marrento e brigão do jeito que é, deu pra arranjar briga com Ibson. De novo. O pior vai ser se essa temporada, uma das mais importantes dos últimos anos, for pro saco por causa dele...

Nenhum comentário: